Image (696x317)


Para entrar a sua ideia, comentário, ou votação de outras ideias,
você tem que ser um usuário cadastrado.
Cadastre-se agora!


Sistema de Monitoramento Inteligente para Transporte Público

Breve descrição (máx. 250 caracteres)
Sistema de monitoramento em tempo real para o serviço de transporte público. Permite acompanhar a localização, itinerário e tempo de chegada dos veículos beneficiando tanto moradores como turistas durante a Copa do Mundo.

Principais benefícios (máx. 250 caracteres) *
- Qualificar e incentivar o uso de transporte público
- Menor custo de implantação e manutenção comparado aos sistemas tradicionais.
- Maior acessibilidade devido a interface web que pode prover informações remotamente e em múltiplas línguas
- Serviço de informações ao passageiro por voz e em tempo real.

Descrição detalhada (max. 500 palavras)
A grande maioria das cidades Brasileiras carece atualmente de um sistema informatizado para o seu serviço de transporte público. Isto dificulta a vida de moradores e principalmente de turistas que acabam alugando veículos e utilizando taxis para efetuar seus deslocamentos.

Através de um sistema de monitoramento com interface web, usuários poderão consultar o itinerário dos ônibus e sua posição, a partir de qualquer lugar, através de seus celulares, computadores ou tabletes.

A divulgação do sistema é feita através de adesivos colocados em cada parada contendo instruções de uso, além da URL e QR-CODE (código de barra especial) para a página web contendo informações para a correspondente parada. Desta forma, os usuários poderão utilizar seus celulares para bater foto do código e obter instantaneamente informações sobre os ônibus que passam naquele lugar através da internet. Um app (aplicativo para celular) também é disponibilizado, sendo uma forma mais conveniente de utilizar e distribuir o sistema.
A gratuidade do sistema para o usuário é garantida pela utilização de anúncios na página de consulta.
Comparado aos sistemas tradicionais que utilizam painéis eletrônicos, esta abordagem tem as vantagens de ter menor custo de implantação, menos problemas com vandalismo e interface em diferentes idiomas.

O rastreamento da frota é feito com o uso de smartphones com GPS instalados em cada veículo. Um app especialmente desenvolvido para esta função, envia à central informações da posição do veículo e também informa o motorista sobre atrasos na sua rota. Além disto, ao conectar este aparelho ao sistema de som do veículo, os passageiros também tem acesso a informações por voz sobre o nome da atual parada e das próximas, facilitando sua localização durante o trajeto.



Tags:
inteligente, mobilidade, monitoramento, tecnologia, transporte

Categorias
Propiciar Infraestrutura de mobilidade urbana para pessoas e mercadorias de maneira inteligente e sustentável

Status

Status:

63 Visualizações

2 Comentário (s)


Número: 000574

Submetidos: 21.12.2011