Image (620x381)


Para entrar a sua ideia, comentário, ou votação de outras ideias,
você tem que ser um usuário cadastrado.
Cadastre-se agora!


Abastecimento Elétrico Móvel de Veículos

Breve descrição (máx. 250 caracteres)
Já imaginou ter um carro elétrico, rodar quanto quiser e não precisar parar para recarregar? Ou andar num ônibus 100% elétrico, nunca precisando parar para recarregar? Com o Abastecimento Elétrico Móvel de Veículos esta idéia é possível.

Principais benefícios (máx. 250 caracteres) *
- Autonomia ilimitada de veículos elétricos;
- Não necessidade de parada para carregar veículos elétricos;
- Utilização viável de carros e ônibus 100% elétricos;
- Menos poluição nas grandes cidades.

Descrição detalhada (max. 500 palavras)
Este abastecimento elétrico irá acabar com o problema da baixa autonomia de veículos elétricos devido à falta de capacidade de armazenamento de energia das baterias atuais. Além disso, funcionará enquanto os veículos andam, sem utilizar cabos e sem necessidade de paradas.
Para isso, basta que o veículo trafegue por uma via adaptada. Olhando da superfície, esta rua será como qualquer outra. Entretanto, no subsolo de cada uma das vias da rua, terá um sistema de placas elétricas de indução ligadas lado a lado. Estas placas serão ativadas magneticamente com a passagem do veículo sobre elas e transmitirão energia por indução ao veículo. O veículo, por sua vez, terá uma outra placa indutora que irá retirar a energia das placas do subsolo.
Neste processo não é necessário uso de cabos e é isso que torna o sistema especialmente bom, pois o veículo que trafega sobre esta via tem mobilidade para sair dela quando for necessário. Do mesmo modo, qualquer outro tipo de veículo que não seja elétrico também poderá trafegar na via sem problema algum.
O consumo de energia do veículo será cobrado em uma conta mensal que poderá ser visualizada no próprio automóvel ou pela internet a qualquer hora. Para contabilizar a energia gasta, cada veículo terá um código de comunicação (como um IP de computador). Quando o automóvel estiver usando a energia da rede subterrânea, a rede lerá o código do veículo via wireless e armazenará os dados da energia gasta em um banco de dados. No final do mês, a quantia total gasta de energia durante o mês anterior será cobrada na conta.
Por que esse sistema funcionaria muito melhor do que um abastecimento a base de energia solar, por exemplo? A resposta é que a potência que um automóvel requer para seu funcionamento é muito grande e o Abastecimento Elétrico Móvel consegue suprir esta demanda, pois funciona como um transformador elétrico de alta potência. Já um sistema a base de energia solar não consegue suprir a demanda de potência de um veículo, pois o sol somente irradia uma energia em torno de 1000W.h/m² na região do equador terrestre e muito menos em outras regiões. 1000W.h equivale a 1,36CV.h, que é uma energia muito inferior do que a requerida por um automóvel convencional que tem uma demanda de potência de 70CV em média.
Outras vantagens que o Abastecimento Elétrico Móvel de Veículo são que ele poderá ser utilizado na região central das cidades que sediarão a Copa do Mundo (onde há grande fluxo de veículos). Poderão ser feitas linhas de ônibus exclusivamente elétricos no centro destas cidades. Assim, a poluição respirada por milhares de pessoas nas regiões de grande fluxo de automóveis (centro de grandes cidades, avenidas muito movimentadas em bairros residenciais, etc) será drasticamente diminuída.



Tags:
Abastecimento Elétrico Móvel de Veículos, inteligente, local inteligente, mobilidade, tecnologia, transporte

Categorias
Fornecimento de energia com alta confiabilidade e qualidade, Como aumentar a acessibilidade da população aos serviços de diagnóstico em serviços públicos e privados, Propiciar Infraestrutura de mobilidade urbana para pessoas e mercadorias de maneira inteligente e sustentável, Imaginar locais seguros e inteligentes

Status

Status:

46 Visualizações

6 Comentário (s)


Número: 000326

Submetidos: 28.11.2011