Image (1600x1000)


Para entrar a sua ideia, comentário, ou votação de outras ideias,
você tem que ser um usuário cadastrado.
Cadastre-se agora!

Image (989x708)

Anexos adicionais:

extension Referências.doc

Geração de energia através ondas sonoras (ruídos) originados nos estádios de futebol.

Breve descrição (máx. 250 caracteres)
Obter energia de forma limpa e sustentável através de ruídos gerados nos jogos realizados durante a Copa do Mundo 2014 e posteriormente em todos os campeonatos esportivos realizados no Brasil.

Principais benefícios (máx. 250 caracteres) *
A idéia de transformar ondas sonoras em energia tem como principais benefícios:
• Redução de custos relacionados à energia elétrica necessária para alimentar os estádios em dia de competições.
• Alternância para uma energia limpa, que não produz emissões de gases de efeito estufa;
• Nenhum risco potencial e prejudicial à saúde humana e ao meio ambiente.

Descrição detalhada (max. 500 palavras)
A presente idéia consiste em captar os níveis de ruídos gerados nas competições esportivas e transformá-lo em energia; essa podendo ser aproveitada para suprir parte da demanda necessária para o funcionamento de alguns equipamentos presentes nos estádios de futebol, como luzes de emergência, painéis luminosos, auto-falante, dentre outros.

A captação dos ruídos será realizada por meio de aparelhos distribuídos em pontos estratégicos próximos a fonte ruidosa, representada pelo grande número de pessoas que irão freqüentar os jogos esportivos. Esse aparelho, denominado Gerador Elétrico, tem a forma de um cone e possui em seu interior uma bobina composta por várias espiras, todas sujeitas a um campo magnético produzida por um imã.

Ao captar as ondas sonoras produzidas pela torcida a bobina se movimenta linearmente. O imã por sua vez ao se aproximar desta, produz uma corrente elétrica e ao se afastar produz uma corrente de sentido contrário, tudo isso ocorre por se tratar de um circuito de bobina fechada e a presença dos pólos (norte e sul) do imã.
A corrente elétrica será produzida enquanto o imã se manter em movimento e deslocar com maior velocidade. A partir do momento em que houver uma imobilização do imã a corrente é interrompida.
De acordo com Freitas (2010), a partir de estudo realizado foi possível obter precisamente a voltagem gerada provida de ondas sonoras. Com apenas uma pressão sonora de 92,4 decibéis foi possível produzir uma tensão de 580,00 mV.

Os ruídos gerados nos estádios de futebol, em conformidade com estudos realizados pelo Instituto Santana (2001), excedem 160 decibéis (média baseada em apenas um ponto de medição, abrangendo o estádio como um todo). Porém, quão mais próximo o captador estiver junto à fonte ruidosa, mais significante e intensa serão estas ondas sonoras.

As construções dos estádios modernos visam uma acústica correta, com sistemas potentes que amplificam o som, tudo para estimular a emoção dos espectadores que serão tomados pelas ondas de emoção despertadas nos jogos. Um exemplo dessa amplificação foi o sistema projetado para a Allianz-Arena em Munique, onde 151 caixas de som foram desenvolvidas e posicionadas de forma que cada um dos espectadores, independentemente da sua posição dentro do estádio, tenha a mesma experiência sonora.

Dessa maneira, ao vincular o grande número de torcedores que irão estar presentes nos jogos, a amplificação da acústica dos estádios e a proximidade de captação das ondas sonoras; é possível transformar os ruídos em uma fonte limpa e sustentável de energia.

Seria instalado também um indicador luminoso da quantidade da energia que esta sendo gerada, de forma que todos os torcedores vissem e tomassem consciência que estão gerando energia limpa. Isto irá influenciar na mentalidade dos presentes quanto à sustentabilidade e, além disso, poderá mostrar para o mundo que o Brasil é um país que vem se desenvolvendo no campo de geração de energia limpa.



Tags:
energia limpa, energia renovável, ondas sonoras, ruídos, Sustentabilidade

Categorias
Fornecimento de energia com alta confiabilidade e qualidade

Status

Status:

390 Visualizações

24 Comentário (s)


Número: 000315

Submetidos: 27.11.2011