Image (612x503)


Para entrar a sua ideia, comentário, ou votação de outras ideias,
você tem que ser um usuário cadastrado.
Cadastre-se agora!

Image (710x505)Image (675x543)Image (531x412)


Veículo compacto para coleta de resíduos ou transporte de carga em área urbana a qualquer horário

Breve descrição (máx. 250 caracteres)
Projeto que trata de um veículo 100% elétrico que permitirá eficiente processo de coleta de resíduos durante a copa e posteriormente. O primeiro protótipo deve estar em fase de testes no primeiro semestre de 2012.

Principais benefícios (máx. 250 caracteres) *
Viabilidade
Movimenta-se silenciosamente
Acesso a áreas de difícil manobrabilidade
Nível zero de emissão de gases poluentes
Transporte de carga durante o dia sem prejudicar a mobilidade urbana
Redução da poluição visual
Inclusão social
Geração de renda
Melhoria na qualidade de vida
Versatilidade
Adaptabilidade
Continuidade

Descrição detalhada (max. 500 palavras)
Um dos maiores problemas das grandes cidades hoje em dia é a poluição em todas suas formas. Os diversos ruídos que fazem parte do cotidiano dos habitantes compõem a poluição sonora, que aumenta em período de Copa do Mundo (devido a buzinas, cornetas, ruas mais movimentadas). A emissão de gases nocivos ao sistema respiratório, como os monóxido e o dióxido de carbono e os óxidos nitrosos, também aumenta devido ao maior número de carros circulando e à maior exigência do transporte público. A circulação de grandes veículos causa poluição visual e reduz a mobilidade urbana.
Tendo em vista tais problemas das grandes cidades foi concebida uma adaptação do projeto Ciclar – Veículo Elétrico, realizado por estudantes da Universidade de Brasília. Trata-se do desenvolvimento de um veículo 100% elétrico, ou seja, que não utiliza um motor à combustão. Desenvolvido na Universidade de Brasília, o projeto inicial, tem como foco a coleta seletiva de resíduos no campus da Universidade. O transporte é feito por um reboque que suporta até 600 kilogramas, sendo este responsável pela versatilidade do veículo, tornando-o adaptável a qualquer tipo de carga.
O design inovador de triciclo com duas rodas frontais e uma roda traseira, apresenta diversas vantagens como redução de custos, enquadramento em uma categoria menor, manobrabilidade, sistema de power train de fácil manutenção. Seu tamanho reduzido, do porte de um Smart™ fortwo também apresenta pontos positivos, principalmente quando comparado com um caminhão convencional de lixo. É um veículo visualmente mais leve, além de silencioso, o que possibilita que o transporte de cargas para, por exemplo, abastecimento de postos comerciais seja feito a qualquer hora do dia, sem prejudicar a imagem ou o transito da cidade sede.
A eletrônica embarcada do veículo é totalmente alimentada por uma bateria de chumbo ácido, carregada por um painel solar localizado no teto do veículo. É um uso para a energia solar pouco explorado atualmente, porém muito promissor nessa aplicação.
São diversas as aplicações do triciclo. Se voltado para a coleta seletiva, poderia integrar o serviço com centros de catadores de lixo, reaproveitando e reciclando muito do material que um evento como a copa gera. É a integração entre o inovador e o sustentável, contribuindo para a geração de empregos, diminuição da poluição, inclusão social e melhoria da qualidade de vida. Essa seria uma das muitas possibilidades para a gestão de resíduos aplicáveis à copa e ao dia-a-dia das cidades.
Justamente por sua versatilidade o veículo seria útil para executar diversas atividades nas cidades sede, como abastecimento emergencial do comércio e da indústria, coleta de resíduos a qualquer hora do dia em locais comuns e em locais que não são acessados por caminhões convencionais. Trata-se de uma carta curinga tanto para a copa quanto para a posterioridade.



Tags:
acessibilidade, coleta seletiva, ecomobilidade, energia renovável, energia sustentavel, geração de renda, inclusão social, Lixo, mobilidade, resíduos, Sustentabilidade, tecnologia, transporte, transporte tecnologia

Categorias
Estabelecer um sistema de gestão de resíduos eficiente e funcional, Propiciar Infraestrutura de mobilidade urbana para pessoas e mercadorias de maneira inteligente e sustentável

Status

Status:

901 Visualizações

59 Comentário (s)


Número: 000282

Submetidos: 23.11.2011